quarta-feira, 17 de outubro de 2012


Uso de mananoligossacarídeos na alimentação de frangos de corte.

Autor : Jose Sidney Flemming; Freitas J.R.S. Fontoura,P; Maiorca, A; Montanhini Neto, R.; Arruda, J.S.Flemming,D.F.



Resumo
Em um estudo com 2400 frangos de corte foram avaliadas dietas com a inclusão de mananoligossacarídeos (MOS), parede celular (PC) e promotor de crescimento (olaquindox) comparativamente a uma dieta controle. A base de todas as dietas foi uma mistura milho e soja. Foi utilizado um desenho experimental completamente casualizado e os dados obtidos avaliados pelo teste de Tukey ao nível de 5% com as aves abatidas aos 42 dias. Os parametros medidos foram ganho de peso, consumo de ração, conversão alimentar e mortalidade. Concluiu-se que o uso de mananoligossacarídeos (MOS) apresentou resultados significativamente superiores as dietas contendo parede celular (PC) e a controle não diferindo contudo do uso de promotores de crescimento.
Palavras chaves: prebioticos para aves, oligossacarideos, promotor de crescimento

Introdução
Os prebióticos são produtos contendo carboidratos que tem como constituinte básico a manose e podem ser usados para reduzir a colonização por bactérias enteropatogênicas. São representados principalmente por mananoligossacarideos (MOS) e frutoligossacarídeos (FOS) resultantes de parede celular de leveduras do tipo Saccharomyces cerevisae ; atuam mantendo ou restabelecendo as condições de eubiose no tubo digestivo e consequentemente a flora microbiana normal e o equilíbrio no trato gastrointestinal (SANTIN, et al 2001).
Estes oligossacarídeos são mais frequentemente representados pelos mananoligossacarídeos (MOS) e tem a capacidade de ligarem-se à fímbria de bactérias patogênicas, favorecendo a competição exclusiva realizada pelos probióticos bem como o povoamento da mucosa intestinal por microorganismos considerados eutróficos. Os prébioticos do tipo mananoligossacarideos (MOS) podem ser utilizadas como nutrientes pelas bactérias e alguns autores atribuem aumentos na retenção de minerais e uma melhor mineralização dos ossos quando suplementados a dietas de aves (BRADLEY e SAVAGE, 1994). À medida que as bactérias eutróficas e mananoligossacarídeos (MOS) são administradas a condição de equilibrio se torna permanente impossibilitando o estabelecimento de Salmonella, E.Coli, Clostridium ,entre outros, aumentando o número de bactérias benéficas produtoras de ácido lático, mantendo a situação de eubiose (OYOFO et al, 1999).
O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho zootécnico de frangos de corte da data do nascimento aos 42 dias de idade, submetidos a uma dieta testemunha sem aditivos, comparada a dietas contendo diferentes oligossacarideos comparativamente a um controle negativo e um promotor de crescimento ( controle positivo).

Material e Métodos
O experimento foi realizado na granja experimental da Cooperativa Agricola Consolata Ltda. (COPACOL), localizada no municipio de Cafelândia –Pr nos meses de setembro e outubro de 2003. Baseou-se num delineamento em blocos ao acaso , com quatro tratamentos e seis repetições , sendo: (T1) ração controle, sem promotor de crescimento; (T2) ração utilizando antibiótico (olaquindox) , como promotor de crescimento; (T3) ração utilizando MOS , através do produto comercial BIO-MOS® e (T4) ração utilizando parede celular através do produto comercial PRONADY® . Foram utilizados 2400 frangos da linhagem comercial ROSS, de ambos os sexos , divididos igualmente em 24 boxes. As aves foram abatidas com 42 dias de idade.
A análise estatística dos resultados zootécnicos dos animais (pesos, ganho de peso diário, consumo de ração, conversão alimentar e mortalidade), obtidos ao longo do experimento por pesagens quinzenais, foram processadas pelo programa STATISTICA (versão 5.5), sendo as médias dos tratamentos, para as diferentes variáveis, comparadas através do teste de Tukey (HSD), com 95% de confiabilidade (P<0,05).

Resultados e Discussão
Os resultados de desempenho zootécnico dos animais dos animais , nas diferentes fases de ciclo de vida (criação) , bem como os dados de consumo de ração, conversão alimentar, ganho diário de peso estão demonstrados na tabela 1
Tabela 1. Resultados zootécnicos, em gramas, dos tratamentos nas diferentes fases de criação.
Os resultados de ganho de peso diário nas diferentes fases de criação estudadas demonstram que o Pronady® apresentou os piores resultados diferindo significativamente dos demais , resultados estes que se mantem para a conversão alimentar. O Bio-Mos ® entretanto, juntamente com o promotor de crescimento ( antibiótico ) apresentaram resultados significativamente melhores do que o Pronady®.
GIBSON e ROBERFROID (1995), avaliando a utilização de carboidratos não digestíveis como parede celular de plantas e leveduras, classificados como complexos de MOS ( glicomananoproteínas e em particular os mananoligossacarídeos ), constaram que carboidratos são capazes de ligarem-se à fímbria das bactérias e inibir a colonização do trato gastroinitestinal por microorganismos patógenos. Estes resultados são similares àqueles apresentados pelo uso de promotores de crescimento que também diminuem a colonização por patogenos melhorando o desempenho das aves ( MILES et al , 1989).
Os dados dos parametros zootécnicos ( ganho de peso diário, consumo de ração conversão alimentar e mortalidade ) dos tratamentos no período total do experimento, estão demonstrados na tabela 2.
Tabela 2. Resultados zootécnicos dos tratamentos no período total de experimento.
No período total do experimento (42 dias) , não foram encontradas diferenças significativas na conversão alimentar e na mortalidade. Dados de ganho de peso diário (GPD) demonstram que houve diferenças significativas para o promotor e o Bio-Mos® que apresentaram melhores resultados quando comparados ao controle e ao Pronady®. Esta situação se manteve com relação ao consumo de ração, com o Pronady®, sendo inferior aos demais e destacando-se como melhor o tratamento com promotor de crescimento . Os melhores resultados encontrados para o Bio- Mos® apesar de não se repetirem com o Pronady® possivelmente devem-se ao aumento da integridade da mucosa com redução do estresse melhorando a resposta das aves aos nutrientes da dieta pela presença de mananoligassacarideos ( CRUMPLEN et al, 1989 ; BRADLEY e SAVAGE, 1994).
O uso do promotor de crescimento demonstra melhores resultados para o GPD e CR por eliminarem os microorganismos indesejáveis que atuam no trato gastrointestinal diminuindo a absorção de nutrientes aumentando a taxa de passagem do digesta , interferindo na velocidade de renovação das celulas e espessura da mucosa intestinal (VISEK,1978; MILES et al, 1989).
Na tabela 3 estão demonstrados a evolução dos pesos médios em gramas dos diferentes tratamentos durante todo o tempo de realização do experimento.
Tabela 3. Evolução dos pesos médios, em gramas, dos tratamentos ao longo do experimento.
Não foram observadas diferenças significativas entre os resultados zootécnicos de aves alimentadas com dietas contendo MOS ou antibiótico. Comparando-se o BIO- MOS® com o Pronady®, registrou-se que o primeiro produto apresentou melhores resultados. Os piores resultados foram aqueles do controle que não apresentava nehum produto adicionado.
As condições de favorecimento da instalação de microorganismos desejáveis e sua proliferação por oligossacarídeos são descritos por GIBSON e ROBERFROID (1995) em amplo trabalho com parede celular de plantas e leveduras contendo altas concentrações de mananoligossacarideos.
Baseado nas observações efetuadas neste experimento podemos especular que as condições de favorecimento da instalação de microorganismos desejáveis e a sua proliferação utilizando carboidratos não digestíveis como complexos de glicomanaoproteínas; associado ao fato dos mananoligossacarídeos apresentarem a capacidade de ligarem-se a fímbria das bactérias e inibir a colonização do trato gastro intestinal por patógenos, propiciando uma melhor saúde intestinal , aumentando a area de absorção e consequentemente melhorando o desenpenho das aves.

Conclusão
Considerando-se as condições em que foi realizado o experimento podemos afirmar que:
  1. O uso de mananoligossacarideos ( Bio- Mos ® ) apresentou resultados significativamente superiores ao controle e a utilização de parede celular (Pronady® ) utilizados no experimento.
  2. O uso de promotor de crescimento (antibiótico) , não diferiu do tratamento com mananoligossacarideo, mas foi superior ao tratamento utilizando parede celular.
  3. O uso de parede celular foi que apresentou os piores resultados.

Referências
BRADLEY, G.T, SAVAGE,T.F. ; Enhance utilization of dietary calcium , phosphorus, nitrogen and metabolizable energy in poults feed diet containing a yeast culture. 1994 . Poultry Sci. 73: 124
CRUMPLEN,R. ; D´ AMORE, T.;PANCHAL, C.J.; STWART, C.G. Industrial uses of yeast: Present and future. 1989. Yeast ( special issue) 5: 3-9.
GIBSON, G.R, ROBERFROID, M.B.; Dietary modulation of the human colonic microbiota: introducing the concept of probiotics.1995. J. Nutr. 125: 1401-1412.
MILES,R.D.; JANKY, D.M.; WOODWARD, S.A; HARMS, R.H.; BUTCHER, G.HENRY, P.R Antibiotic effects on broiler performance. Intestinal tract strength and morfology. 1989. University of Florida. Departament of Animal Science.
OYOFO,B.A.; DELOACH,J.R.; CORRIER,D.E.; NORMAN.J.O.; ZIPRIN,R.L.; MOLLENHAUER,H.H. Prevention of Salmonella Thifphimurium colonization of broilers with D-mannose. 1989. Poult.Sci. 68 ; 1357-1360.
SANTIN,E.; MAIORCA, A.; MACARI, M. 2001. Performance and intestinal mucosa development of broiler chickens fed diets containing Sacharomyces cerevisae cell vall.2001. J. Apl.Poult.Res. 10:236-244.
VISEK,W.J. The mode of growth promotion by antibiotics. 1978. J. Animal Sci. 46:1447.
UNESP/FCAV. ESTAT – Sistemas para análises estatísticas. www.fcav.unesp.br. Acesso em 20/02/2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário