terça-feira, 7 de agosto de 2012

Estresse Calórico


Estresse Calórico

Objetivos


Descrever o que acontece com o frango quando submetido a condições de estresse calórico e sugerir estratégias possíveis para reduzir o impacto no bem-estar e desempenho.

Estresse


A temperatura normal do corpo do frango é 41ºC. Quando a temperatura do ambiente excede 35ºC, o estresse aumenta.

O frango regula sua temperatura corporal por dois métodos. Quando a temperatura está numa faixa de 13-25ºC, a perda de calor é realizada principalmente através de radiação e convecção com o ambiente mais frio (perda de calor sensível). Quando a temperatura ultrapassa 30ºC, a maior parte da perda de calor ocorre pelo resfriamento, por evaporação e ofegação, com aumento da taxa respiratória (perda de calor sensível). Mas este tipo de perda de calor pode diminuir com o aumento da umidade do ambiente. Veja tabela abaixo.

Perda de calor em frangos 
% de Perda de Calor
Temperatura Ambiental ºCSensível/Radiação e ConvecçãoLatente/Evaporação
25ºC77%23%
30ºC74%26%
35ºC10%90%


Em casos extremos, a temperatura retal, a taxa metabólica e cardíaca aumentadas e a diminuição da oxigenação do sangue podem causar a morte.

Ações Imediatas / Curto Prazo:


·    Reduzir a densidade de alojamento.
·    Garantir a disponibilidade de água fresca. Colocação de gelo no reservatório de água assim como o isolamento do reservatório e dos tubos de água ajudarão a reduzir o estresse calórico.
·    Evitar o arraçoamento durante o período mais quente do dia - o uso de sistema de arraçoamento intermitente pode ajudar e servirá para que as aves saiam da posição de repouso regularmente, dissipando o calor em torno delas. Isto é mais facilmente alcançado utilizando-se de um programa de luz intermitente.
·    Promover uma corrente de ar de 3 metros por segundo logo acima do nível da ave. Isso pode ser alcançado com a utilização de ventiladores de 91cm, colocados em um ângulo de 32º a cada 10 metros ao longo do aviário. Ajuste os ventiladores para soprarem a favor do vento predominante.
·    Manter a cama seca - cama úmida aumentará a umidade relativa.
·    Em aviários abertos, telas contra o calor radiante, utilizando-se tela de horticultura de 30% (sombrite).

Ações de Longo Prazo:


·    Idade, sexo e densidade de Alojamento: Os machos são mais vulneráveis ao estresse calórico que as fêmeas. Frangos de mais idade (mais pesados) são mais susceptíveis e sofrem mais estresse calórico. As seguintes técnicas reduzirão o efeito do estresse:
- criar os sexos separadamente e evitar amontoamento.
- reduzir a densidade de alojamento.
·    Aclimatização: Um período de condicionamento em temperatura elevada durante a primeira semana pode reduzir os efeitos do calor no período futuro de crescimento. Isto pode ser alcançado submetendo os pintinhos de 5 dias a temperaturas em torno de 36-38ºC durante um período de 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário