terça-feira, 25 de junho de 2013

Produtores devem investir na variedade de soja Intacta RR2 para combater a helicoverpa na próxima safra

Tadeu Vilani
Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS
Segundo a Aprosoja, é esperado um ganho de 10% na produtividade com a variedade
Cerca de 10% das lavouras de soja brasileiras deverão ser semeadas na próxima safra com a Intacta RR2, soja transgênica que teve a comercialização autorizada pela China no dia 10 de junho. Apesar de a multinacional Monsanto estar revisando o valor que será cobrado de royalty, que antes era estimado em R$ 115,00 o hectare, os produtores que já experimentaram a Intacta têm constatado na prática a resistência à temida helicoverpa, lagarta que também prejudica as produções de milho e algodão.

Os produtores que já testavam a tecnologia aprovada no Brasil desde 2010 têm mais um incentivo para usá-la. Apesar de ter enfrentado 45 dias de seca durante o plantio, o que comprometeu os ganhos de produtividade, o agricultor Rodrigo Werlang gostou dos resultados obtidos com a soja transgênica. 
   
– A tecnologia funcionou muito bem. A lavoura não teve problema com lagartas – afirmou o produtor.   
 
Agora, as áreas irrigadas recebem as culturas de inverno. A próxima safra de verão começará a ser plantada em outubro e, de acordo com uma consultoria, 9% das lavouras receberão a soja transgênica de segunda geração.   

Há mais de oito anos, o produtor Osmar Artiaga utiliza a primeira geração de soja transgênica, que é tolerante a herbicidas. Ele sabe das dificuldades no combate às pragas e vê na nova tecnologia a possibilidade de um melhor manejo.

– Uma das características, e o que a gente espera que possa acontecer, é um melhor controle das lagartas. Com isso, teremos melhores resultados de produção. 

– Na verdade, ela é importante para toda a produção nacional. É importante porque é mais uma tecnologia que vem no mercado. Se olharmos na questão da sustentabilidade, é importante porque há uma diminuição no uso de agrotóxicos – destaca o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller.

– O custo de produção da soja é muito elevado. Com um royalty muito caro, a produção será onerada. Porém, o produtor também vai gastar menos com o uso de inseticidas para o controle de lagarta – pontua Werlang. 

A Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) estima que o crescimento da área com a nova tecnologia será gradual ao longo das próximas safras.

– É esperado um ganho de 10% na produtividade. Chega a compensar a cobrança de royalties que foram apresentados. Não existe comprovação de que se terá tal ganho. É preciso a ajuda do clima e o manejo ser feito corretamente para se ter esse ganho – afirmou o diretor-executivo da Aprosoja, Fabricio Morais Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário