terça-feira, 18 de junho de 2013

Começa em São Paulo a maior feira indoor de pecuária do mundo


Teve início nesta segunda-feira (17) a 19ª edição da Feicorte (Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne), maior evento indoor do gênero do mundo, promovida pelo Agrocentro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo/SP.
Em 50 mil m², 250 empresas de referência nos segmentos de genética, saúde e nutrição animal, órgãos de desenvolvimento e pesquisas, máquinas e equipamentos, frigoríficos, entidades representativas, apresentam suas novidades aos mais de 25 mil visitantes esperados para esta edição da feira.
Cerca de 4 mil animais, de 20 raças de bovinos (Simental, Simbrasil, Caracu, Limousin, Sindi, Bonsmara, Marchigiana, Devon, Nelore, Nelore Mocho, Senepol, Angus, Hereford, Braford, Canchim, Charolês, Guzerá, Brahman, Tabapuã e Wagyu) e duas de ovinos (Dorper e Santa Inês) participam da feira com julgamentos. Estreiam na Feicorte a raça Devon e a Associação do Cavalo Puro Sangue Lusitano.
“A Feicorte é um grande encontro da pecuária, de todas as raças e criadores. A feira está cada vez mais fortalecida e isso se reflete na participação de novas raças e de outros setores que estão envolvidos no dia a dia das fazendas, como cavalos, muares e ovinos e caprinos”, avalia a gerente do Agrocentro, Carla Tuccilio.
Expoinel Paulista
Uma das novidades desta edição é que a Feicorte sedia a Expoinel Paulista, etapa obrigatória para os criadores da raça Nelore que disputam o Ranking Nacional da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) pelo Estado de São Paulo. A Feicorte é também etapa obrigatória da 1ª Copa São Paulo – Paraná, um dos campeonatos inter-regionais promovidos pela Nelore como uma ferramenta de integração entre criadores e expositores de diversas regiões. Participam da Expoinel 430 animais Nelore e Nelore Mocho.
Feinco Preview
Outra novidade da Feicorte em 2013 é a realização da Feinco Preview, com leilões de ovinos, cursos, palestras, julgamentos, Espaço Gourmet e concurso de carcaças, o primeiro em uma grande exposição. Será lançado também na Feinco Preview um selo de qualidade para cortes provenientes de cruza Dorper.
Feimuares
A Feicorte sedia ainda a 2ª Feimuares (Feira de Muares e Asininos), com a exposição de jumentos, burros e mulas, permitindo ao visitante conhecer a evolução desses animais e sua importância nas mais diversas atividades no campo.
“O Brasil possui o maior rebanho bovino do mundo, sendo que 90% do manejo é feito por muares. A Feimuares é uma oportunidade de mostrarmos a toda a cadeia o desenvolvimento e a importância desses animais para a pecuária no país”, ressalta Herman Martin Frank, proprietário do Criatório Campeãs da Gameleira, expositor da Feimuares.
São 24 baias com a exposição de 30 animais de “serviço” e “para patrão”. Os destaques são os jumentos campeões Itarantin da Gameleira e Japurá da Gameleira, além de duas mulas pampas com seis e oito meses de idade.
Prêmio Nelson Pineda
Na noite desta terça-feira (18) será feita a entrega do Prêmio Nelson Pineda – Ano III, promovido pela organização da feira em parceria com a Scot Consultoria e Associação Nacional de Confinadores (Assocon). Serão premiados os 40 destaques do confinamento de 2012 no Brasil e 10 destaques em sustentabilidade, além da homenagem a um produtor de gado a pasto, que marcará o lançamento de uma nova categoria do Prêmio: Boi a Pasto.
“O Prêmio vai ao encontro com o modelo atual da pecuária, que busca competitividade e qualidade, melhora nos índices e o bem-estar dos animais e daqueles que trabalham e vivem do setor”, destaca a gerente do Agrocentro, Carla Tuccilio.
Capacitação para tratadores
A Feicorte preparou uma programação especial para tratadores de gado como forma de reconhecimento e valorização do trabalho desses profissionais. Promovidas pelo Agrocentro, Beckhauser, Ouro Fino, Tortuga e Marfrig, será oferecido um jantar de confraternização e três palestras de capacitação em manejo, sanidade e nutrição, de terça a quinta, às 10h, na sala Cedro. As inscrições estarão abertas todos os dias a partir das 18h.
Na terça, a palestra será sobre sanidade, ministrada por Marcus Rezende, da Ouro Fino; na quarta, Carlos Eduardo dos Santos, da Tortuga, fala sobre nutrição; e na quinta, o coordenador de sustentabilidade do Grupo Marfrig, Stavros Tseimaziades, o veterinário da Beckhauser, Renato dos Santos, tratam de manejo – da fazenda ao frigorífico.
Eventos
Durante a Feicorte serão realizados mais de 120 eventos, entre leilões, julgamentos, palestras, seminários, cursos e painéis, fortalecendo ainda mais a feira como palco de negócios e das principais discussões que envolvem a cadeia produtiva na carne.
Nos dias 17 e 18 de junho ocorre o VII Curso de Morfologia para Seleção e Escolha de Reprodutores e Matrizes das Raças Zebuínas de Corte - Feicorte 2013, oficializado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e nos dias 18 e 19, o Curso Boi com Bula - Selecionando Reprodutores e Matrizes Funcionais.
Na terça, às 11h, o juiz internacional Matteo Ridolfi, convidado pela Associação Brasileira de Criadores de Marchigiana, ministra a palestra técnica “A influencia da genética italiana no melhoramento da raça na Itália e no Brasil”. Às 11h30min, a Associação Brasileira de Hereford e Braford lança o selo “Carne Certificada Hereford”. No mesmo dia, a partir das 14h será promovido o Painel “Prioridades de Sanidade Animal”, coordenado pelo presidente do Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC), Tirso de Salles Meirelles, quando serão abordados temas como Febre Aftosa, Brucelose, Raiva Bovina e Clostridiose.
A Câmara Setorial da Carne Bovina se reúne na quarta, dia 19 de junho, às 12h, para discutir a conjuntura da pecuária bovina e a criação do Conselho da Bovinocultura (Consebov). Às 14h será oferecida pela Nufarm a palestra “Uma nova visão sobre a interferência de plantas daninhas em áreas de pastagens”, ministrada pelo Professor Doutor Sidnei Roberto de Marchi, do Instituto de Ciências Exatas e da terra - ICET/UFMT, e às 19h haverá uma palestra técnica sobre a BRS Paiaguás, com a Dra. Cacilda Borges do Vale, promovida pela Unipasto.
Ainda na quarta-feira (19), às 16h, o “Encontro de Líderes” discutirá governança para programas de fidelidade, com a participação de executivos das principais empresas da cadeia produtiva (produtores, insumos, indústria e varejo) e homenagens a personalidades do ano do agronegócio: o ex-secretário da Agricultura de SP, João Sampaio e os ex-Ministros da Agricultura, Alysson Paulinelli e Roberto Rodrigues.
Na quinta-feira (20), às 10h, a Feicorte promove o 1º Fórum de Comunicação: A importância da comunicação e eventos como canais difusores de atualização e novos conhecimentos para a pecuária do futuro. Às 14h, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles ministra a palestra “Riscos e oportunidades da desaceleração da economia para o agronegócio”, seguida de debate com Ivan Wedekin (Diretor de Commodities BM&FBOVESPA e Diretor Geral BBM) e Miguel Daoud (Comentarista econômico do Canal Rural). No mesmo dia, das 14h às 17h, será a vez do Workshop Veterinária - USP na FEICORTE - Tecnologia com retorno econômico para a cadeia produtiva da carne bovina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário