terça-feira, 25 de junho de 2013

Alta do dólar e entressafra devem reajustar preços dos derivados do trigo


Mário BrasilA baixa oferta nacional de trigo pode causar aumentos dos preços de produtos derivados. Farinha, macarrão, biscoitos e o pãozinho devem ter novos reajustes nos próximos meses em razão da entressafra do cereal, da dependência das importações e do dólar em alta.

No final do mês de agosto começa colheita 2013 de trigo no Brasil, sendo que o grão colhido nesta época estará apto para moagem em meados de setembro. Isto significa que em julho, agosto e setembro, os moinhos do Sul e Sudeste do país terão um forte incremento nos custos da farinha, considerando a necessidade de importação com uma taxa de câmbio que se apreciou em 12% em pouco mais de um mês.

Para as importações de trigo externas ao Mercosul, haverá isenção do pagamento da Tarifa Externa Comum (TEC) até o final de julho. Após esta data, se espera um incremento de 10% no custo, já que Argentina, Uruguai e Paraguai não dispõem de estoques para suprir a demanda brasileira neste momento.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que realiza quinzenalmente leilões de venda, tem apenas 100 mil toneladas de trigo para ofertar. Além da baixa disponibilidade, os preços nos leilões de junho podem aumentar em até 30% comparados com aqueles realizados no final de maio. Os preços do pouco trigo que resta no país subiram pelo menos R$ 120 por tonelada no decorrer de um mês no Paraná, maior estado produtor nacional.

De acordo Gabriel Ferreira, analista de mercados do portal de notícias agrícolas AF News, a crise no abastecimento de trigo no Brasil acompanha a conjuntura mundial da safra 2012/2013, com destaque para problemas climáticos que afetaram a produção de trigo do Brasil e principalmente da Argentina, o nosso maior fornecedor.

Segundo dados do Ministério de Agricultura argentino, o mercado interno do cereal teve elevações de preços entre 31 e 51% no período de 02/05 a 20/06, pela baixa qualidade industrial do produto e, consequentemente, altas de aproximadamente 30% nas farinhas vendidas às padarias locais, algo que reflete também nas importações por parte de distribuidores brasileiros.

Dados da Conab mostram que em 2013/2014 o Brasil produzirá 5,5 milhões de toneladas de trigo, e importará outras 6,8 milhões de toneladas. Em 2012/2013 a colheita foi de 4,3 milhões de toneladas e a importação 7,2 milhões de toneladas. O consumo brasileiro de trigo está estimado em 10,7 milhões de toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário