quinta-feira, 6 de junho de 2013

BASF apresenta ações de contribuição para um futuro sustentável,


A BASF transforma a química para oferecer soluções inovadoras que contribuem com a construção de um futuro mais sustentável e no que se refere a sua gestão ambiental, a BASF estabeleceu, desde 2002, metas ambientais de redução até 2020 tanto do consumo de água, efluentes e emissões, bem como de melhoria da eficiência energética.
Abaixo as metas globais ambientais da BASF até 2020:
Aumentar a eficiência energética em 35%;
Reduzir emissões de gases de efeito estufa em 40%;
Diminuir em 70% as emissões de poluentes:
Diminuir em 80% as emissões de substâncias orgânicas à água;
Introduzir o conceito de gestão sustentável da água em localidades produtivas localizadas em áreas propensas à escassez de água e reduzir em 50% o uso de água proveniente de fonte pública na produção até 2020,comparativamente a 2010.
Principais reduções atingidas até 2012 no Brasil:
45% nas emissões de gases efeito estufa por tonelada de produto vendido;
26% nas emissões de poluentes para a atmosfera;
94% nas emissões de nitrogênio nos efluentes;
75% nas emissões de metais pesados nos efluentes;
47% no consumo específico de água.
Soluções em Eficiência Energética
A cogeração de energia, que está em operação desde outubro de 2011, gerou em 2012 aproximadamente 6,5% do total de energia elétrica consumido pela localidade de Guaratinguetá (principal Complexo Produtivo da BASF na América do Sul). Esse novo sistema, que utiliza calor e eletricidade, proporciona um aproveitamento de 95% da energia do gás natural. Ele foi concebido com a mais moderna tecnologia em termos de eficiência energética disponível, assim reduzindo significativamente o consumo de energia primária e consequente redução de emissões para o meio ambiente. Isso está alinhado à meta global da BASF para 2020 que busca a redução global de 40% das emissões de gases que provocam o efeito estufa por tonelada de produto vendido em relação a 2002.
Casa de Eficiência Energética da BASF no Brasil (CasaE)
A BASF inaugurou semana passada em São Paulo sua primeira Casa de Eficiência Energética no Brasil, a CasaE. Essa é a décima unidade construída pela empresa no mundo e pretende mostrar ao mercado soluções e produtos inovadores desenvolvidos para tornar as construções mais sustentáveis e eficientes. A economia de energia da casa chega a quase 70% graças ao uso de materiais diferenciados.
Com 400 m² de área construída na Avenida Vicente Rao, zona sul da cidade, o espaço conta com produtos e técnicas que permeiam os conceitos de eficiência energética e sustentabilidade.
Reunindo em um único local soluções que atendem às demandas globais avaliadas pela empresa como grandes desafios para os próximos anos, como gerenciamento de energia, proteção climática e mobilidade, a iniciativa aparece em um momento no qual as inovações no setor requerem ampla expertise, cooperação interdisciplinar e profunda compreensão da cadeia de valor da indústria.
Além dos produtos BASF, o projeto conta ainda com parceiros que contribuíram com tecnologias que estão alinhadas à temática da sustentabilidade. São eles: Arquivo Vivo, Atlas Schindler, Bosch, Deca, Gerdau, Guardian, Isoeste, Knauf, Leicht, Leroy Merlin, Nespresso, Owa, Philips, Supermix, Tigre, Veka e Whirlpool.
“O projeto traz muitas novidades para o mercado de construção brasileiro e coloca à disposição da indústria a mais diferenciada tecnologia em materiais de alta performance, eficiência energética e proteção climática. Nosso compromisso é transformar a química para oferecer soluções inovadoras e economicamente viáveis. Dessa forma, contribuímos com a construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, diz Alfred Hackenberger, Presidente da BASF para a América do Sul.
Compartilhando conhecimento com a sociedade
A BASF contribui disseminando conhecimento por meio da atuação da Fundação Espaço ECO (FEE), primeiro centro de ecoeficiência aplicada na América Latina.
Fundação Espaço ECO - inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO foi instituída pela BASF com o apoio da GIZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo, SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO é o primeiro Centro de Excelência para Ecoeficiência Aplicada na América Latina com a missão de promover o desenvolvimento sustentável por meio da aplicação de soluções e tecnologias em ecoeficiência, educação ambiental e reflorestamento. Conheça os resultados da atuação da Fundação em seus sete anos de existência:
Mais de 550 estudos concluídos com a ferramenta, desde 1996, em todo o mundo e 56 estudos na América Latina.
Mais de 850 mil mudas plantadas em parceria com cooperativas em 518 hectares.
Mais de 260 mil pessoas atendidas pelas iniciativas de educação ambiental, socioecoeficiência e reflorestamento desde a criação da Fundação, incluindo capacitações, dinâmicas e workshops.
78 municípios envolvidos nos programas realizados.
Educação para a sustentabilidade - A Fundação Espaço ECO acredita que o conhecimento é o único recurso que cresce quando compartilhado. Para isto, desenvolve a competência da sustentabilidade por meio de soluções em educação socioambiental como workshops, palestras e capacitações em empresas, escolas e comunidades. Assim, produz e dissemina conhecimentos para transformar realidades, instigando um olhar mais crítico em relação aos temas socioambientais. Com as iniciativas de educação para a sustentabilidade desde 2005, cerca de 162 mil pessoas foram beneficiadas pelas atividades de educação socioambiental realizadas pela Fundação.
Como responsável pela implementação do Programa Mata Viva de Adequação e Educação Ambiental, a Fundação Espaço ECO promove a educação socioambiental em escolas públicas e a restauração de vegetação nativa. Ao longo desses anos, aproximadamente 42 mil hectares de área foram diagnosticados e 518 hectares foram restaurados em 144 propriedades agrícolas, distribuídas em 76 municípios, e foram mais de 850 mil mudas plantadas, em parceira com cooperativas. Para esta ação foram capacitados mais de 800 professores, o que trouxe benefício para mais de 92 mil estudantes. O Programa Mata Viva conta com os projetos Atlas Ambiental, Teatro Mata Viva e Trilha Ecológica Mata Viva.
Atlas Ambiental Mata Viva - O Programa de Adequação e Educação Ambiental Mata Viva, iniciativa da BASF e implementada pela Fundação Espaço ECO®, lançará no próximo 12 de junho o Atlas Ambiental Mata Viva de Guaratinguetá, projeto educacional de diagnóstico de municípios e capacitação de professores que culmina em um material didático com informações adaptadas às cidades beneficiadas.
As ações do Atlas Ambiental Mata Viva em Guaratinguetá acontecerão até 2015 e contemplarão a realização de encontros de capacitação de professores, pesquisas, concursos de desenho, entre outras. Este processo ainda contará com a entrega de um material didático, composto por textos, infográficos e imagens de satélite que relacionam as características do município.
“Guaratinguetá é o berço do Programa Mata Viva, que por sua vez, também faz parte da história da cidade. Essa relação traz benefícios para ambas as partes e pode ser contada no Atlas Ambiental Mata Viva. Guaratinguetá é uma cidade ideal para receber esse projeto”, comemora Willi Nass, vice-presidente do Complexo Químico de Guaratinguetá, Serviços Técnicos e Infraestrutura para América do Sul.
O Atlas Ambiental Mata Viva integra o eixo educacional do Programa Mata Viva que ainda conta com os projetos Teatro Mata Viva e o Núcleo de Educação Ambiental Mata Viva. O Atlas Ambiental Mata Viva já existe em outras cinco cidades: Bebedouro (SP), Campo Mourão (PR), Castro (PR), Guaíra (SP) e Guarapuava (PR). Guaratinguetá é a sexta cidade a recebê-lo.
Além de promover a capacitação dos professores, esse projeto oferece um aprendizado a alunos das escolas públicas sobre as características ambientais da região em que vivem, apresentando uma nova perspectiva das ações locais e seu impacto global. Com isso, pretende-se criar novos multiplicadores da sustentabilidade em cada região. Ao todo, o projeto já beneficiou mais de 50 mil estudantes e mais de 400 professores capacitados de 264 entidades entre escolas e instituições.
Teatro Mata Viva - Ao longo de quatro anos, o Teatro Mata Viva já beneficiou mais de 36 mil crianças e jovens de mais de 240 entidades, de 16 municípios no Brasil.
Para comemorar a Semana Mundial do Meio Ambiente (02 a 08) de junho, o teatro chega a Guaratinguetá/SP. A iniciativa tem como objetivo abordar o tema sustentabilidade de forma lúdica e com atividades educativas, para estudantes e docentes de escolas públicas. Entre os dias 3 e 8 de junho, serão duas apresentações diárias que atingirão mais de 1800 crianças com idade entre 6 e 12 anos - estudantes de escolas públicas da região e filhos de colaboradores da BASF. O projeto ainda conta com um ônibus itinerante que leva o público para o local da apresentação.
Durante a passagem do projeto por Guaratinguetá, o Teatro Mata Viva abordará conceitos como sustentabilidade e meio ambiente aproximando-os do cotidiano das crianças, visando o despertar para uma nova consciência. Com isso, pretende-se sensibilizar o público para a adoção de práticas sustentáveis na busca pela diminuição do impacto gerado pelas atividades do dia a dia.
Trilha Ecológica – A trilha consiste em atividades lúdico-educativas realizadas em trilha natural e viveiro de mudas nativas, capacita professores e promove a conscientização socioambiental de alunos de redes públicas. Ao todo, a Trilha já capacitou mais de 380 professores de 12 municípios, totalizando cerca de 8 mil alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário